Três passos para voltarmos ao 'primeiro amor'


"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres".
Apocalipse 2:5

As cartas às sete igrejas da Ásia apresentam um padrão, ou seja, há uma sequência organizada de conteúdos. Primeiro vem a saudação e a Audesignação de Cristo, depois, as aprovações, as reprovações, as advertências, as exortações e as promessas às igrejas.

A igreja em Éfeso fora aprovada quanto ao não suportar os maus, pois haviam posto à prova alguns que se diziam apóstolos e não o eram. Mas, foram reprovados no que se refere ao primeiro amor. Cristo afirma que eles haviam abandonado o primeiro amor.

Quando ouvimos a expressão 'primeiro amor' somos potencialmente remetidos ao início da nossa fé, aos primeiros dias da nossa caminhada cristã, quando jejuávamos mais, evangelizávamos mais, orávamos mais. Resumindo, tínhamos mais determinação para fazer sempre mais, nos envolvermos mais.

Todavia, os Efésios, mesmo depois de muito tempo de fé, tinham todas essas atribuições. Era uma igreja engajada, que sofria perseguição por Cristo, então, não se trata apenas das primeiras obras e sim da motivação que as envolvia.

Alguns acreditam que essa expressão 'primeiro amor' se trata do amor fraternal existente na igreja, outros afirmam se tratar do amor no sentido de primazia - Deus em primeiro lugar, e há ainda aqueles que acreditam se tratar de motivação - aquilo que nos move a fazermos a vontade de Deus ou sermos Cristãos de fato.

Acredito que de todas essas ideias, a última seja a que melhor representa essa expressão. 

Ao que parece, a motivação da igreja em Éfeso não era mais o Cristo e sim uma mera religiosidade, quase que uma rotina de ações mecanizadas.

Quando perdemos o foco e a motivação certa, mesmo que as nossas ações pareçam acertadas e cristãs, não atingem o coração de Deus. 

O apóstolo Paulo escrevendo à igreja de Corinto afirma:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria". [1 Coríntios 13:1-3]

Aprendemos que o amor é a motivação que valida, como verdadeiras, as nossas ações perante o nosso Deus.

Assim como nos dias de Éfeso, muitos cristãos hoje zelam pela doutrina, vão aos cultos, jejuam, dizimam, mas por mera religiosidade.

Diante do exposto, Cristo propõe três passos a serem seguidos pelos efésios:

1. Lembra-te, pois, de onde caíste - Trazer à memória o momento exato de quando começamos a perder o foco é muito importante para reavermos o primeiro amor, a comunhão real com o Senhor, a motivação certa do sermos cristãos.

Quando o filho pródigo estava no fundo do poço ele lembrou-se da casa de seu pai, de como era quando estava com ele. Não foram as alfarrobas dos porcos que o levou ao arrependimento, mas a lembrança da casa de seu pai, a vergonha e a culpa de tê-lo abandonado, que o levou ao arrependimento.

Deus estava instruindo aos efésios a se lembrarem de como era no princípio em que faziam a vontade de Deus por amor e não por religiosidade. Não obstante, devemos fazer sempre o mesmo, trazendo à nossa memória o que nos motivava a estar no centro da vontade de Deus.

2. e arrepende-te - Uma vez que trouxermos à memória o momento em que tropeçamos, devemos nos arrepender, mudar a nossa direção.

Foi exatamente isso que o filho pródigo fez. Ele voltou à casa paterna, buscou a reconciliação com o seu pai.

Deus queria que os efésios reconhecessem que haviam tropeçado em algum momento da vida cristã no que se refere à motivação de suas ações.

3. e pratica as primeiras obras - Aqui é o retorno à prática da vida cristã baseada no amor a Deus, tendo esse amor como 'motivação'.

Primeiras obras aqui está relacionada não à prática das obras em si, pois desde o princípio os efésios as praticavam, mas ao que os motivava a praticá-las, algo que haviam perdido com o passar do tempo.

Resumidamente, Cristo estava dizendo que os efésios precisavam passar por esses três passos para voltar ao primeiro amor.

Essa é uma lição da qual não podemos nos esquecer. Devemos sempre nos perguntar se o que nos motiva a servir a Cristo é o nosso amor por Ele ou simplesmente o é por mera religiosidade.

Não podemos e nem devemos incorrer no mesmo erro dos efésios, pois, "quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres". [Apocalipse 2:5 b]

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem