Crescer


“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

Lucas 2. 52

Lucas se refere, nesse texto, ao crescimento, tanto físico quanto espiritual, de Jesus e que isso se dava diante de Deus e também dos homens.

Após falar do nascimento de Jesus, da visita que recebeu dos pastores, da sua circuncisão e de sua apresentação no Templo, Lucas aborda um momento da vida de Jesus em que Ele se encontrava diante de doutores da Lei no Templo de Jerusalém.

Jesus e seus pais haviam subido a Jerusalém para participarem da festa da Páscoa, que ocorria anualmente. Porém, ao regressarem para casa, Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais o percebessem. É agora que a narrativa bíblica mostra Jesus diante dos doutores da Lei, homens estudados, mas que estavam perplexos diante de tão grande sabedoria esboçada por um menino de apenas 12 anos – Jesus.

Ao falar desse momento da vida do messias, e ao mencionar o crescimento de Jesus em áreas específicas da vida humana e que isso ocorria diante de Deus e também dos homens, Lucas ressalta a importância de termos Jesus como exemplo a ser seguido.

‘Crescer’ é fundamental para o desenvolvimento pessoal e para a execução dos ministérios que Deus reserva para cada servo, portanto, cada um deve buscar esse crescimento, afim de se tornar uma pessoa melhor.

A princípio, é importante traçarmos um plano de ação que nos possibilite pôr em prática tal crescimento e que abranja a saúde de todas as áreas da nossa vida – mental, física, espiritual e relacionamentos, onde possamos ir eliminando hábitos nocivos ao bom desenvolvimento pessoal e ir adquirindo novos hábitos, mais saudáveis e que corroborem com o nosso intento de crescer.

E crescia Jesus em sabedoria

A sabedoria é a capacidade de usar as informações de forma correta, compreender as escolhas feitas e tomar boas decisões.

Isso tem a ver com maturidade, com conhecimento adquirido através de experiências. Ao lidar com situações diversas podemos extrair lições de vida a partir dos erros e acertos cometidos e usar isso a nosso favor.

Quem tem sabedoria está preparado para realizar toda e qualquer atividade necessária, bem como para enfrentar todos os desafios presentes.

Mas adiante, já na fase adulta, Jesus foi sábio ao lidar com a sagacidade dos fariseus, que buscavam a todo custo, pegá-lo nalguma palavra, mas Jesus sempre se sobressaia nessas situações – vide Marcos 10. 2 – 8.

E crescia Jesus em ... estatura

Tem a ver com a parte física e de sua manutenção. É possível manter o corpo saudável a partir de uma boa alimentação e da prática de exercícios, mas isso não é tudo. Cuidar de outras áreas relacionadas a esse tema, como a parte financeira, também é importante.

É bom deixar tudo equilibrado: comer bem, se exercitar, controlar os gastos, manter uma reserva financeira, focar no que realmente importa. É preciso manter tudo isso em ordem e funcionando bem.

E crescia Jesus em ... graça, diante de Deus

Tem a ver com o relacionamento com Deus, o criador. Manter uma relação de confiança e fé com Deus é vital para se crescer.

É na pessoa de Deus que encontramos paz e refúgio nos momentos de tribulação. É na oração que conversamos com Ele e é por meio das Escrituras que Ele conversa conosco. Essa relação precisa estar bem consolidada para que se tenha o devido crescimento.

E crescia Jesus em ... graça, diante dos homens

Tem a ver com o relacionamento com as pessoas em geral, colegas de trabalho, familiares, amigos, irmãos da igreja, ...

Quando depender de nós, devemos ter paz com todos, então, nossos esforços devem convergir para o fortalecimento desses relacionamentos.

Devemos nos lembrar de que, ao vivermos em sociedade, a criação de vínculos com o próximo é importante para o desenvolvimento como ser humano. Manter e fortalecer esses vínculos podem nos proporcionar momentos de aprendizagem e de muito crescimento.

Mas, para que tudo dê certo e possamos crescer de fato, é necessário, primeiro, que Deus esteja no negócio, e por fim, que haja muita disciplina para que se atinja tais objetivos.

Carlos Barros
Diácono na PIB Quixeramobim

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem