Batalhas na caminhada cristã

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. 2 Timóteo 3:12

O Apóstolo Paulo falara nos versos 1 a 9 acerca da corrupção presente nos últimos tempos e de como isso afetaria as pessoas, tornando-as inimigas do bem e de Deus. Inclusive, muitas dessas pessoas aparentam ser devotadas a Deus, mas lhes negam o poder, sendo corrompidas em suas mentes e desacreditadas quanto à fé. Fujam delas, conclui o apóstolo.

Então, Paulo se volta para Timóteo e o instrui a permanecer firme e leal à verdade, tendo sua própria vida e ministério como modelo a ser seguido.

Ele menciona as perseguições sofridas durante seu ministério e alerta que todos os que buscam viver piamente sofrerão perseguições, ou seja, enfrentarão ‘batalhas na caminhada cristã’.

Isso ocorre porque o ato salvífico de Cristo na cruz do Calvário represente a redenção daquele que o aceita e, consequentemente, representa o rompimento de padrões de comportamento estabelecidos pelo inimigo ao longo dos tempos. Portanto, uma gama de adversários se levanta na tentativa de barrar nossa caminhada e fazer retroceder ao ponto de onde partimos.

Algumas batalhas serão mais intensas para uns do que para outros, mas no fim das contas todos passaremos por elas. Dentre as batalhas enfrentadas, podemos citar:

1. A batalha contra o mundo

‘Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo’. I João 2.15-16

Desde cedo somos bombardeados com informações e conceitos ‘distorcidos’ que visam moldar a maneira como devemos proceder nas mais diferentes situações.

¬ A concupiscência da carne, nada mais é do que o desejo desenfreado pelo prazer sexual, que leva muitos ao cometimento da fornicação, do adultério e de atos libidinosos esdrúxulos cometidos no âmbito da imaginação como é o caso da masturbação.

Outra circunstância é a busca desenfreada por riqueza ou status quo, que fazem as pessoas agirem desonestamente, para crescerem a todo custo.

¬ A concupiscência dos olhos leva o indivíduo a cobiçar o que não é seu. Isso pode levar a pessoa a premeditar situações com o poder de se tornarem praticáveis, como o furto e os pecados mencionados anteriormente.

¬ A soberba da vida é a altivez, a arrogância que faz o indivíduo acreditar que é melhor que o outro, ou que merece algo mais que o outro. Essa falta de humildade tem o potencial de nos fazer pagar na mesma moeda o mal que nos fizerem.

Somos incentivados a pagar na mesma moeda o mal que nos fazem. Esse é um dos conceitos distorcidos e antagonista à Palavra de Deus em Romanos 12.20-21, que nos orienta a vencer o mal com o bem.

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. I João 2.15

Não ceda à vontade do mundo.

Recuse certos convites tentadores, ainda que parta de amigos e colegas de trabalho, simplesmente diga não se eles se chocarem com sua fé e princípios bíblicos.

Caso se sinta acuado por aqueles se dizem seus amigos, saiba que você está no caminho certo.

Lucas 6:22-23: "Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas".

2. A batalha contra familiares.

‘Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares’. Mateus 10:35,36

Outra oposição que a maioria dos cristãos enfrenta vem da própria família. Pais que não compreendem a fé dos filhos, filhos que não compreendem a fé dos pais, mulheres que não compreendem a fé dos seus maridos... Geralmente os que estão mais próximos de nós são aqueles que mais nos criticam por buscarmos a Jesus, pois conheceram nossa história e sabem do nosso passado.

Muitos até acreditam que Deus é capaz de transformar as pessoas, mas não conseguem acreditar que isso seja possível acontecer com você.

O próprio Jesus enfrentou isso com os seus irmãos, sendo desacreditado por eles (João 7.3-5). Parecia que para os irmãos de Jesus, ele queria apenas ser visto ou notado pelos homens.

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. Mateus 10.37

Ame ao Senhor acima de todas as coisas.

Fique firme, pois o Senhor conhece você e a decisão que tomou de segui-lo.

Lembre-se de que ele também passou por situação semelhante e venceu.

3. A batalha contra a nossa natureza.

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis’. Gálatas 5:17

Todos aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador terão que enfrentar uma dura batalha em seu próprio ser, que a Bíblia chama de CARNE. Os desejos sexuais, a avareza, os vícios, a mentira, o ódio e outras coisas semelhantes a essas, lutam contra o Espírito que todos recebem ao declararem o Senhor como salvador e, então, verdadeiros confrontos são travados.

Quantas vezes você já pensou em se vingar, mas renunciou por amor a Deus? Quantas vezes você desejou mentir para encobrir um erro e fugir do problema? Em quantas oportunidades esteve só com sua/seu namorada(o) ou noiva(o) e renunciou ultrapassar os limites apesar de ter desejado?

Esses e outros exemplos demonstram a luta diária que enfrentam os servos de Deus, que decidiram abdicar da sua própria natureza para cumprir a vontade do Senhor expressa através de Sua Palavra.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16

Ande em espírito – I João 2.6: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." I João 2.6.

Renuncie-se – Mateus 16:24: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me".

4. A batalha contra o diabo.

‘Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar’; 1 Pedro 5:8

Por fim a batalha mais ferrenha, que está diretamente relacionada com as três outras batalhas citadas aqui, é a batalha contra o inimigo de nossas almas. A batalha contra o diabo deve durar todo o tempo em que estamos nesse mundo. Essa luta não cessa, pois o inimigo não para de tentar minar a nossa fé e esperança, afastando-nos do Senhor.

Sempre que batalhamos contra o mundo, contra familiares e contra nossa natureza, estamos batalhando contra o diabo. E, sempre que vencemos uma batalha, vencemos também o inimigo.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Resistir ao diabo é não ceder a seus caprichos, é dizer não às suas artimanhas e ficar firme nessa decisão. E, ao mesmo tempo, aproximar-se de Deus o máximo possível.

Conclusão

Para vencermos todas essas batalhas é preciso conhecer a Deus e à sua Palavra, pois está escrito:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, [...]”. Oséias 4:6

E por fim, você não está sozinho. Outros cristãos passam por batalhas semelhantes, portanto, amplie sua visão e seja auxílio para outros.

"sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo". I Pedro 5:9b

Adaptado do texto “Estudo Batalhas que Enfrentamos Durante a Caminhada Cristã”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem