Nicarágua: Ortega persegue críticos de seu regime


O ditador da Nicarágua - Daniel Ortega, proibiu a Igreja Católica de realizar as procissões do período conhecido como Quaresma e Semana Santa, dizem fontes locais.

Ortega acusa a Igreja Católica de ser uma 'máfia organizada'. A acusação seria pelo fato de a referida instituição não permitir que os seus fiéis elejam, por meio do voto direto, os líderes da igreja.

Nos últimos meses a relação entre o regime de Ortega e a Igreja Católica foi abalada ao ponto de o bispo Rolando Álvarez ter sido condenado a 26 anos e quatro meses de prisão.

A sentença imputada contra o bispo Rolando Álvarez é de 'divulgação de notícias falsas', 'conspiração', 'desrespeito à autoridade' e 'obstrução agravada das funções'. Resumindo, a sentença indica que o bispo questionou, criticou e denunciou as arbitrariedades do regime de Ortega. Isso levou o bispo a perder sua nacionalidade nicaraguense.

Pelo que se pode ver, Ortega tem intensificado o uso das forças policiais na repressão dos que se mostram contrários ao seu regime, inclusive, líderes religiosos.

Existe até o impedimento dos fiéis de frequentarem as igrejas por conta do bloqueio feito por policiais do regime ditatorial de Ortega. O dessas forças tem levado os líderes religiosos a temerem a prisão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem