Acrescente estas coisas à sua fé


“Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados”.

II Pedro 1:9

Cego é aquele que não consegue ver, e que, por alguma razão, está privado de enxergar o que está à sua volta. No âmbito espiritual, ser cego é não enxergar a verdade que está bem à sua frente, como se houvesse um véu interpondo-se.

Em II Pedro 1:9, as Escrituras fazem menção de certas coisas das quais, não sendo encontradas no cristão, o torna cego e sem lembrança da sua purificação.

Para entendermos melhor acerca destas coisas, precisamos voltar no texto sagrado, do verso 5 ao 7, onde lemos – “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.”II Pedro 1:5-7.

Ao que podemos entender, precisamos ser zelosos e dedicados na busca pelo aperfeiçoamento da nossa fé, acrescentando todos os elementos descritos pelo apóstolo.

Vale ressaltar que a fé é a base da vida cristã. Sem ela é impossível agradar a Deus, conforme está escrito em Hebreus 11:6.

ACRESCENTE A VIRTUDE

A virtude é uma inclinação para praticar o bem, ou seja, o indivíduo faz o bem sem que haja a necessidade de um esforço para isso. A virtude também pode ser um conjunto de qualidades tais como a prudência, a coragem, a autodisciplina, a imparcialidade, a compaixão, a perseverança, a honestidade, a humildade e a lealdade.

A virtude leva o indivíduo a ser justo, compassivo e disciplinado na sua caminhada. Quando acrescentamos isso à nossa fé, ela será fortalecida.

ACRESCENTE A CIÊNCIA

Ciência é conhecimento. Algo necessário para o cultivo da sabedoria, do conhecimento de Deus e da intimidade com Ele. É preciso conhecer seus atributos, seu caráter, sua vontade.

Conhecer a Deus difere de saber que ele existe. É entender como Ele age, o que Ele espera de ti, e agir conforme a vontade dele. Quem tem tal ciência acrescentada à sua fé, não será destruído. Todavia, aos que não entendem isso, a Palavra diz – “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”Oseias 4:6.

ACRESCENTE A TEMPERANÇA

A temperança ou domínio próprio é o ato de ser moderado em tudo. É importante haver o controle das emoções, das palavras, das ações. Isso mostra equilíbrio e sensatez.

Quando acrescentamos a temperança à nossa fé, nossa confiança e estima não se abalam com facilidade. Também não perdemos as estribeiras facilmente quando enfrentamos as adversidades.

ACRESCENTE A PACIÊNCIA

A paciência nada mais é que o ato de perseverar, apesar das dificuldades.

Quando acrescentamos a paciência à nossa fé, o tempo se torna um aliado, o imediatismo cede lugar à sensatez, e as decisões são tomadas com discernimento.

ACRESCENTE A PIEDADE

A piedade é a atitude correta de um homem para com Deus. Calvino afirma que: “A verdadeira piedade consiste em um sincero sentimento que ama a Deus como Pai, enquanto O teme e O reverencia como Senhor, abraça Sua justiça e teme ofendê-Lo mais que a morte”.

Esse sentimento de dependência de Deus é algo que não pode deixar de ser acrescentado à nossa fé. Pelo contrário, deve se tornar um exercício constante na caminhada cristã, conforme se lê – “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade”I Timóteo 4:7.

ACRESCENTE O AMOR FRATERNAL

O amor fraternal é o penúltimo elemento na lista de coisas do apóstolo. Trata-se de um sentimento de carinho, dedicação e cuidado muito forte pela figura do outro. É o vínculo pelo qual Cristo é glorificado em nós.

 O amor fraternal nos colocar no lugar do outro, partilhando alegrias e tristezas, como está escrito em Romanos 12:15.

Esse elemento, acrescentado à fé, consegue promover a ajuda necessária nos momentos de adversidade.

ACRESCENTE A CARIDADE

Caridade ou simplesmente amor é mais que um simples sentimento humano, conceituado, muitas vezes, equivocadamente, e frequentemente confundido com a paixão e o gostar.

Após falar acerca dos dons espirituais considerados, já naqueles dias, muito importantes, Paulo apresenta aquilo que viu como “mais excelente”. Em I Coríntios 13, ele expõe uma série de atributos que definem o amor como de fato ele é.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”I Coríntios 13:4-7.

Esse amor, não é o tipo que se encontra por aí com facilidade. Por isso, acrescentá-lo à sua fé é extremamente essencial. Contudo, é preciso intimidade com Deus para vivenciá-lo.

Voltando às palavras de Pedro, em suma, a fé, por si só, parece inoperante se estas coisas não lhes forem acrescentadas. O apóstolo é categórico ao afirmar ser cego aquele em quem não há estas coisas. Ele diz ainda que é como se o indivíduo tivesse “esquecido” de que fora liberto por Cristo de seus antigos pecados. Isso implicaria continuar na velha vida.

Carlos Barros
Diácono na PIB Quixeramobim

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem