O que fazer para evitar o declínio da igreja?

“E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir”.

Marcos 3:24

O significado da palavra "DECLÍNIO" nos remete à experiência de queda. É a diminuição ou enfraquecimento de algo ou aquilo que se aproxima do fim.

O que Jesus quis dizer é que qualquer coletividade, seja um reino, uma empresa ou uma casa, não poderá continuar existindo se não houver mutualidade entre seus integrantes. E isso, claro, também se aplica à igreja da qual fazemos parte.

– A igreja está tão seca, há tantas cadeiras vazias.

É provável que você já tenha escutado ou mesmo dito essa frase. Infelizmente esse é o quadro de muitas das nossas igrejas atualmente. Por isso é necessário que estejamos atentos aos fatores que enfraquecem a igreja e trabalhemos para eliminá-los. Dentre os n-fatores, listo aqui alguns que julgo importantes.

DIVISÕES

"Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo". (1 Cor. 1:12)

O ser humano tem uma inclinação natural a se ligar aos grupos com os quais se identifica e na igreja não é diferente. Normalmente percebemos, em nossas igrejas, determinados grupos que se formam a partir de certos interesses ou grau de afinidade. Até aí tudo bem. Porém, quando a formação de determinado grupo ascende de questões doutrinárias, isso se torna extremamente perigoso.

Igrejas grandes e pequenas já se dividiram por questões de posicionamento doutrinário. Em alguns casos por assuntos que a bíblia não abre espaço para discussão, como a homossexualidade.

Paulo quando informado pelos da casa de Cloé sobre a situação que vivenciava a igreja de Corinto, tratou de adverti-los:

“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”. (1 Cor. 1:10)

Paulo os advertiu porque alguns grupos haviam se formado dentro da igreja de Corinto. Haviam os "seguidores" de Paulo, de Apolo, de Cefas e também aqueles que se denominavam seguidores apenas de Cristo. Ao que parece eram grupos formados a partir dos líderes que os batizara.

Era preciso que aqueles irmãos entendessem que isso estava trazendo prejuízos àquela igreja e com o passar do tempo poderia representar a sua queda.

Na advertência de Paulo se destacam, pelo menos, três pontos fundamentais para evitarmos as divisões em uma igreja.

Falar a mesma língua é o primeiro ponto. Não se trata do idioma e sim do compartilhamento de ideias ou crenças. É a confirmação da fé, de modo que, os que estão de fora sentirão essa harmonia. Quando falamos a mesma língua estamos externando algo concreto que está em nosso coração.

Ter um mesmo pensamento é o segundo ponto e representa a consolidação da fé, algo concreto que leva ao ponto anterior. Partilhar os mesmos pensamentos implica no conhecimento mútuo entre os crentes, de modo que, as ações desenvolvidas no seio da igreja serão bem executadas e promoverão o crescimento do Reino de Deus, dispensando aquelas estratégias mirabolantes que se veem por aí.

Um mesmo parecer. Neste terceiro ponto vemos as Escrituras como a ‘base legal’ para o desenvolvimento dos dois pontos anteriores. Não se trata apenas de uma opinião formada, mas uma definição embasada na Palavra de Deus. Ela é a nossa única regra de fé e prática. São as Escrituras que nos fornecem desde os alicerces, colunas e sustentações até a conservação da nossa fé.

Não deve existir o meu ou o seu parecer, e sim o das Escrituras. Se o parecer adotado pela igreja não for o das Sagradas Escrituras, então, os dois primeiros pontos não serão viáveis.

Note que será bem mais difícil para o inimigo de nossas almas disseminar crenças alheias às Escrituras quando estes três pontos forem observados em nosso meio.

DEFICIÊNCIA NO ENSINO

"Não havendo profecia, o povo perece..." (Prov. 29:18)

Embora a palavra profecia esteja muito ligada à predições do futuro, podemos entendê-la ainda como uma mensagem que vem de Deus e que expressa seus pensamentos e vontade. Pensando assim, entendemos que os que ‘profetizam’ na igreja, segundo escreveu Paulo, são na verdade os que a ensinam. E se não há ensino, ou se este é deficiente, o povo perece.

Aqueles que ensinam precisam ter firmeza, crendo de fato naquilo que ensinam. A maior parte da dúvida dos membros de uma igreja é fruto da dúvida daqueles que os ensinam e isso não deveria acontecer.

É o ensino que permite à igreja falar a mesma língua, ter um mesmo pensamento e ser de um mesmo parecer. É por ele que aprendemos os rudimentos da fé cristã, por isso, o alerta divino.

Paulo escrevendo aos Coríntios deixa claro que o ensino tem fundamental importância na vida da igreja. Ele diz:

"Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação".
(1 Cor. 14:3)

Note que há três implicações no ensino das Escrituras bem visíveis nesse texto. A primeira implicação é a ‘edificação’ dos crentes, seguidas por ‘exortação’ e’ consolação’.

A edificação da igreja traduz-se pela condução dos crentes à virtude, a uma aproximação com Deus pautada nas Escrituras e nas experiências vivenciadas diariamente. Os crentes devem ser levados à prática da honestidade, da verdade e de todos os valores espirituais e morais. Aprendemos pelos bons exemplos dos servos de Deus descritos na Palavra e até mesmo observando seus erros.

Essa aprendizagem se dá no púlpito, na Escola Dominical ou em outros momentos da vida da igreja, portanto, deve haver um grande zelo e esmero por parte daquele que ensina.

A exortação de que trata o texto é o encorajamento dos crentes a seguir até o fim, ou seja, a perseverar nos caminhos do Senhor. Esse estímulo não pode faltar.

Dificilmente uma igreja crescerá se os crentes não se sentirem motivados a permanecer na fé até o fim. Esse é o ‘motivo’ apresentado por muitos cristãos para justificarem a troca de denominações. Dizem que não se sentem estimulados, motivados e acabam por procurar pastagem em outros apriscos.

E por fim, a terceira implicação do ensino, a consolação. Num mundo cheio de mazelas e injustiças, não é difícil encontrar pessoas destroçadas, mutiladas espiritualmente. É o ensino da Palavra que leva ‘paz’ e ‘tranquilidade’ a essas pessoas quando se achegam à igreja.

Se há deficiência no ensino isso pode implicar em crentes desprovidos de honestidade, verdade, firmeza, perseverança, paz e muitos outros elementos essenciais à vida cristã.

INVESTIDAS DE SATANÁS

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (1 Pe. 5:8)

O texto é claro. O inimigo de nossas almas está à espreita. Ele busca uma oportunidade, uma brecha para promover o caos em nossas vidas e consequentemente na igreja. Ele não fará isso se não dermos a ele legalidade.

Damos legalidade ao inimigo quando desobedecemos a Deus em seus preceitos e nos deixamos levar por nossos próprios desejos carnais.

Uma igreja composta de pessoas, ‘mal ensinadas’, que vivem abrindo brechas para a ação inimiga, terá muitos problemas, incluindo, seu declínio. Vale ressaltar que há igrejas que não cresceram do ponto de vista bíblico, apenas incharam por abrir suas portas a ensinos fraudulentos. Essas igrejas entraram em declínio, mas a quantidade de pessoas agregadas a ela não permite que isso seja percebido.

Mas o que fazer para vencer as investidas do inimigo? Tiago em sua epístola recomenda:

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". (Tiago 4:7)

Se repararmos cuidadosamente, veremos que existem três eventos sequenciais, onde o último depende intrinsecamente do segundo e o segundo depende intrinsecamente do primeiro.

Sujeitar-se a Deus implica na dependência completa e irrestrita que o crente deve ter de Deus. Sua obediência ao criador está acima de todo e qualquer interesse humano. Deus é o Senhor, com isso abrimos mão de sermos o sujeito de nossa vida para que Ele o seja. Essa condição de sujeição nos leva ao próximo evento, a resistência.

Resistir ao diabo constitui-se opor-se ferrenhamente a ele, identificando, pela Palavra, todos os laços que ele lança contra você e a partir daí dizer ‘não’ às suas armadilhas. Claro que isso não se dá pela força humana. mas se o primeiro evento é uma constante em nossa vida, então será possível vencer as investidas do inimigo.

Vencido o inimigo, o que lhe resta? Fugir. Ao nos sujeitarmos a Deus e resistirmos ao inimigo, a única coisa que lhe resta é fugir. É o que diz as Escrituras – ... e ele fugirá de vós.

Como pudemos perceber, todos estes fatores que levam ao declínio da igreja podem ser vencidos. Todavia, essa luta não é do pastor ou diácono ou de uma pessoa em particular, mas de todos. Cabe a ‘nós’, deixarmos de lado tudo aquilo que nos distrai e nos dedicarmos integralmente a Deus. Afinal, a obra é dEle e é Ele quem dá o crescimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem